"Dia da Europa" na EBSARC - reportagem do aluno Gonçalo Jesus



Assinalou-se, nesta sexta-feira, dia 9 de maio, na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, o Dia da Europa.

O evento para comemorar este memorável dia foi organizado pelos professores António Caselas, Cecília Almeida, Gorete Coelho, Jorge Marrão e José Pedro Brites.

O Dia da Europa iniciou-se com a intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, Hernâni Pinho, que realçou os 3 desafios que, na sua ótica, são os mais proeminentes na Europa — migrações, guerra na Ucrânia e as tarifas aplicadas pelo Presidente Donald Trump.

De seguida, escutámos um pouco da história e do contexto atual geopolítico da China através da intervenção do Dr. Pedro Krupenski — membro da Fundação Oriente com funções de assessor do Conselho de Administração. Explicou a fórmula do sistema político chinês e como a China conseguiu tornar-se numa das maiores potências mundiais e, possivelmente, a próxima e única potência mundial, tendo enfatizado como esta nova ordem mundial pode atingir a Europa.

Após a vertente de história oriental, fitámos os olhares, novamente, para a Europa, com a ajuda do Dr. Carlos Medeiros (coordenador de informação e comunicação no Centro de Informática Europeia Jacques Delors), o qual expôs os atuais desafios da União Europeia, desmistificou mentiras patentes na opinião pública e realçou o facto da Europa continuar a ser a melhor região do mundo para viver.

Escutados os desafios europeus atuais, foi hora de ouvir a eurodeputada Ana Catarina Mendes, do Partido Socialista, eleita em junho de 2024 para o Parlamento Europeu, integrada na família europeia dos Socialistas e Democratas. A eurodeputada enfatizou a forma como os populismos e falácias se proliferam pelo espaço público e os perigos do mau uso da inteligência artificial. Gerou, desta forma, um curto debate entre a eurodeputada e um aluno que discordava do seu ponto de vista, o que permitiu ouvir diferentes posições, fortalecendo, também, as reflexões.

Na reta final deste evento, “passou-se a bola” para os jovens, tendo-se realizado um debate, moderado pelo professor António Caselas, entre quatro alunos: Gonçalo Jesus, Gonçalo Pimenta, Henrique Lopes e Nicholas Vieira. Debateram-se questões políticas e sociais e, mormente, a visão e expectativa dos jovens em relação à União Europeia.

A sessão de encerramento foi conduzida pelo professor Jorge Marrão, que apresentou, de uma forma interessante, as suas considerações finais, as quais incluíram uma "exaltação" da Europa.

O Dia da Europa ofereceu aos alunos uma oportunidade de refletir acerca da conjuntura atual europeia e promoveu a busca por mais conhecimento — “conhecimento é poder”.

Para finalizar, destacar  a excelente organização protagonizada pelos professores e pela turma de Geografia C do 12.ºD.

Parabéns a todos!

 

 

Texto escrito pelo aluno Gonçalo Jesus






In English:

Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.