
Partilhamos hoje, aqui no nosso Jornal escolar, excertos de textos que alguns alunos do 7.º ano de escolaridade escreveram a propósito da ida ao teatro, no passado dia 18 de março, para assistirem à peça «Ulisses»:
«No dia 18 de março, todas as turmas do 7.º ano da Escola Amélia Rey Colaço, partiram para o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, para assistir à belíssima história de Ulisses, rei de Ítaca, escrita por Homero e adaptada para todas as idades por Maria Alberta Menéres. Na minha opinião, a obra foi muito bem representada, com imensos detalhes que fizeram bastante a diferença (como o vestuário, que foi muito bem relacionado com as roupas usadas na época) e que, de certeza, mudou a opinião de muita gente sobre o teatro.»
Maria Leonor Rodrigues, n.º 18, 7.º A
«Ulisses, o mundo mitológico grego e as suas maravilhas, tirado do papel e posto em palco, que é onde essas maravilhas mais brilham. Foi escrito por Maria Alberta Menéres, que se inspirou na obra original Odisseia do poeta grego Homero, reescrevendo, com um vocabulário mais simples e de fácil interpretação, as aventuras e encontros ocorridos na história.
Quanto à representação da peça em si, tenho a ressaltar os atores que realizaram a apresentação. percebia-se claramente que treinaram arduamente, e o seu trabalho valeu a pena, pois entregaram ao público uma peça fantástica que, ao mesmo tempo que nos entretém, dá-nos a provar um pouco do mundo cheio de beleza que é a mitologia grega.
De facto, no que toca à mitologia grega, há muito a fazer em palco para o cenário se assemelhar a esses ambientes, mas nesta peça seguiram um estilo mais minimalista, deixando apenas quatro blocos retangulares de esferovite, disfarçados de rochas, com os quais fizeram um mastro de navio, um trono, um banco, um muro... enfim, muita criatividade!
Resumindo, tenho a elogiar também os atores, mas especialmente a história e a ideia de usar os blocos como um multifunções, para não falar do guarda-roupa, túnicas tipicamente usadas nos antigos impérios, que me fizeram sentir verdadeiramente na Grécia Antiga!»
Rafael Oliveira, n.º 21, 7.º C
«Esta peça foi representada por três atores e duas atrizes, todos eles visivelmente preparados e habituados a representar. Estavam vestidos com uma roupa branca e larga e com sapatos diferentes, que nos remetem à idade antiga, parecendo assim que a história estava realmente a acontecer naquele palco!
Foi, então, uma peça apelativa e emocionante, pois fazer os espetadores sentirem que estavam presentes, nesta altura da idade antiga, é realmente um trabalho único.»
Camila Rolo, n.º 3, 7.º B
«Os atores eram muito expressivos e atuaram muito bem, com uma encenação ótima, e com roupas e um cenário bem trabalhados e com envolvência com o livro»
Caetana Araújo, n.º 3, 7.º A
«Viu-se que, por detrás da peça, houve bastante trabalho, pelo facto de me ter parecido que os atores estavam a viver o que representaram. No meu ponto de vista, a peça foi divertidíssima e, com a ajuda do cenário, tudo pareceu mais realista.»
Carolina Rolo, n.º 4, 7.º B
«Os atores representaram maravilhosamente, com destaque para o ator que encarna a personagem principal, Ulisses, um ator muito versátil, que tanto representa bem cenas tristes como felizes. Uma coisa que deixou a desejar foi o cenário, que poderia ser mais elaborado.»
Matilde Gonçalves, n.º 20, 7.º A
«Os cinco atores mudam de personagem constantemente e representam as várias personagens com imensas expressões faciais e corporais, fazendo com que parecesse cada vez mais que o público fazia parte da história. Os adereços e o guarda-roupa também estavam muito bem feitos e muito realistas, incluindo peças de couro e rochas falsas.»
Luna Gonçalves, n.º 13, 7.º D
«Ao longo da peça, o cenário, a luz e o som iam mudando, consoante as cenas, tornando-as mais emocionantes e fazendo a plateia sentir a ação como se a estivesse a viver. Apesar de as personagens serem diversas e os atores serem consideravelmente poucos, sabiam interpretar bem, fazendo com que a peça ficasse mais emocionante.»
Carolina Miguel, n.º 4, 7.º A
«Com efeito, assistir a esta peça de teatro, na minha perspetiva, valeu muito a pena, pois consegui viver uma ótima experiência. Muito obrigado, professora Carla Gonçalves, por fazer-me viver esta experiência incrível!»
Santiago Costa, n.º 22, 7.º D
«Achei que os atores foram muito expressivos e que se entregaram totalmente à peça, proporcionando aos alunos uma ótima experiência e facilitando a compreensão da história.
Outro aspeto que contribuiu para que a peça ficasse mais fascinante foi a sonoplastia. Os sons de fundo, como o barulho dos trovões e das tempestades, bem como as músicas, tornaram a experiência mais realista ao mesmo tempo que nos mantinha mais atentos e curiosos.
Concluindo, com esta visita de estudo ao teatro para o visionamento da peça sobre as aventuras de Ulisses, os alunos do 7.º ano ficaram a conhecer mais sobre a mitologia grega e puderam assistir à arte de representar.»
Carolina Jordão, n.º 3, 7.º E
Excertos enviados pela professora Carla Louro
Adicionar comentário
Comentários