Notícias desta semana escolhidas pela Equipa de alunos do nosso Jornal escolar


Numa parceria com a RTP Notícias, a Equipa de alunos do nosso Jornal escolar destaca as seguintes notícias ocorridas durante esta semana:

 

IAC defende alargamento da licença parental para 6 meses

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) considera ser fundamental o alargamento da licença parental para 6 meses. A medida, que partiu de uma inciativa de cidadãos, ainda chegou a ser aprovada na generalidade, no parlamento, mas nos últimos dias com os votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do PS, os deputados decidiram não a debater na especialidade.

 

PSP e GNR receberam quase 1000 queixas por discriminação e racismo em 4 anos

As queixas por discriminação, racismo e xenofobia feitas à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública aumentaram desde 2021, tendo estas duas forças de segurança recebido quase 1000 denúncias em quatro anos. Segundo dados enviados à agência Lusa, a propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, a GNR recebeu, entre 2021 e 2024, 392 queixas relacionadas com discriminação, incitamento ao ódio e à violência e contra a identidade cultural e integridade pessoal, tendo já registado desde o início deste ano 32 denúncias.

 

Voos regulares entre Bragança e Portimão foram retomados

Foram retomados na manhã desta sexta-feira os voos regulares entre Bragança e Portimão. A carreira aérea regional tinha sido interrompida no início de março. Em causa estava uma alegada dívida referente às taxas de handling, serviços prestados no solo. O presidente da Câmara de Cascais já fez saber que o montante foi pago pela Sevenair à empresa que gere o aérodromo de Tires. O autarca exorta, no entanto, o governo e a operadora a encontrarem uma alternativa aeroportuária para as aterragens, uma vez que perdeu a confiança no grupo Sevenair.

 

Mário Nogueira deixa liderança da Fenprof em maio

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores confirmou que não vai recandidatar-se ao cargo nas eleições que se realizam durante o congresso nacional, em maio, deixando a liderança da federação após 18 anos.

 

Glaciares derretem a velocidade "sem precedentes"

Dois terços de toda a agricultura irrigada no mundo serão afetados, de alguma forma, pelo recuo "sem precedentes" dos glaciares. A redução da massa polar ameaça ainda ecossistemas e o abastecimento de água a dois mil milhões de pessoas por todo o globo, alerta a ONU. O Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água 2025, da UNESCO, deixa claro que os glaciares estão a derreter com uma rapidez “sem precedentes” e esse recuo trará consequências imprevisíveis.

 

Mais notícias em www.rtp.pt/noticias

Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.