“O Catarino” nomeado para prémio internacional


O Jornal escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, “O Catarino”, acaba de ser nomeado para o prémio World`s Best School Prize for Innovation, uma iniciativa da plataforma educativa T4Education, a qual reúne uma comunidade de mais de 2.000 professores de cerca de 100 países espalhados por todo o Mundo.

O World`s Best School Prize for Innovation reconhece e premeia escolas que inovam a partir da aplicação de ideias originais e de ferramentas inovadoras, as quais possam romper com práticas mais tradicionais, num contexto de uma Escola que procura ter um ambiente mais inclusivo no processo de aprendizagem, procedimentos mais modernos, sempre de olhos postos no futuro.

Esta indicação de “O Catarino” para o mencionado prémio teve como origem o Professor universitário Amadeu Santos, licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto e estudioso de assuntos da arte e da cultura em geral, com especial destaque para a área dos jornais escolares e dos media. O Professor Amadeu Santos possui uma longa experiência enquanto docente e investigador da Universidade do Minho, bem como no papel de palestrante em colóquios e conferências um pouco por todo o mundo. Antes de se dedicar ao ensino, trabalhou na comunicação social enquanto jornalista, ampliando capacidades de comunicação oral e escrita que aplica como docente e formador.

Sobre o nosso Jornal escolar refere: “O Catarino é um projeto muito interessante. É visualmente atrativo, muito bem arrumado, predominantemente noticioso (e com boas razões para isso), mas também com pertinentes textos de opinião. Fossem assim a maioria das publicações escolares!”.