Missão espacial Ariel vai aterrar em Lisboa


Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) vai reunir-se em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durante estes dias, vários cientistas e engenheiros de renome na exploração de exoplanetas, entre os quais a diretora da missão Ariel, Giovanna Tinetti, reúnem-se para debater os contornos e a importância desta missão.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço faz parte da organização do encontro, com um papel de destaque na construção da missão Ariel, que conta com importantes contributos portugueses. A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebe o encontro de Engenharia e Instrumentação, enquanto o Pavilhão do Conhecimento será palco do encontro de Ciência e sessões plenárias.

No dia 30 de outubro, quarta-feira, haverá uma sessão aberta ao público, com transmissão online, sobre exoplanetas, a missão Ariel e a participação de Portugal nesta missão. A sessão terá lugar no Pavilhão do Conhecimento a partir das 14.30 e, além das intervenções dos oradores, contará com demonstrações e atividades práticas. O momento final está reservado para a entrega de certificados aos estudantes que participaram no Hackathon “Exoplanetas em bytes”, que testaram uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para o estudo de exoplanetas desenvolvida pela ML Analytics, empresa coorganizadora do encontro do consórcio. Esta ferramenta ficará disponível para outras iniciativas educativas a nível internacional.

Participam na sessão Giovanna Tinetti (University College London), Ricardo Conde (Agência Espacial Portuguesa), Pedro Mota Machado (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Nuno Santos (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), Theresa Luftinger (Agência Espacial Europeia) e Zita Martins (Instituto Superior Técnico).

A missão Ariel, da ESA, tem como principal objetivo estudar a composição química e a temperatura das atmosferas de mais de 1000 exoplanetas. Esta missão vai estudar como se formaram e como evoluem estes planetas fora do Sistema Solar.

O lançamento da missão Ariel está previsto para 2029.

 

 

Fonte: Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina