Comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2024, dia 28/10 e o mote para este ano já está lançado: Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!

Aqui, no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, fazemos questão em manter o já habitual dinamismo das nossas Bibliotecas escolares numa ligação muito estreita à nossa comunidade. Nesse sentido, promovemos diariamente a leitura junto dos nossos alunos e professores; desenvolvemos atividades como o "Bibliopaper"; estamos a levar a cabo Formação de utilizadores, com sessões que envolvem todas as turmas dos 7º e 10º anos de escolaridade e acarinhamos muitas outras vertentes como o Projeto WEIWE(R)BE, o Projeto "Fora da Caixa", o Clube de Leitura, etc.

Agora, em outubro, mas também, e sempre, durante o resto do ano, nunca esquecemos que as Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina - constituídas por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamento e mobiliário), humanos (professores, funcionários e alunos) e documentais - oferecem à comunidade escolar elementos que contribuem para a sua formação, informação e cultura.

As nossas BE desenvolvem a sua ação em articulação com os departamentos curriculares, diretores de turma, docentes das áreas curriculares não disciplinares e professores em geral, com as várias escolas e/ou bibliotecas do agrupamento e com a biblioteca municipal.

Como estrutura pedagógica, as nossas BE fomentam a aprendizagem dos alunos do agrupamento ao longo do seu percurso educativo, desenvolvem a iniciativa e a criatividade, preparando os utilizadores para se integrarem e intervirem na sociedade como cidadãos de pleno direito e responsabilidade, com aptidões para a aprendizagem ao longo da vida.

As nossas BE disponibilizam informação e promovem literacias de forma a impulsionarem o desenvolvimento global da nossa comunidade, potenciando as suas competências e capacidades de produzir conhecimento.

É com orgulho que aqui, em Santa Catarina, celebramos, como não poderia deixar de ser, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar!

 

 

Fonte: Professora Bibliotecária Ana Cristina Gala